Campeonato da LPB - 8ª J: SC CAB Madeira 90-83 FC Porto

Dragão de Platina
Registado: 27 fev 2012 22:03

Re: Campeonato da LPB - 8ª J: SC CAB Madeira - FC Porto

Mensagempor luis casals » 11 nov 2017 18:01

Perdemos merecidamente ,

Dragão de Bronze
Registado: 13 jun 2013 19:11

Re: Campeonato da LPB - 8ª J: SC CAB Madeira 90-83 FC Porto

Mensagempor Portus Cale » 11 nov 2017 18:29

Que o Gilbert é inconsistente já se percebeu praticamente desde o início da época, mas o rendimento do Hanley é o que mais me tem desiludido.

Bem sei que é muito importante nesta equipa, mas pelo currículo pensei que seria mais preponderante do que tem sido. Pensei que era mais frio e estável mentalmente (até porque pelas suas características precisa de fazer desses factores grande parte da sua força), mas tirando num joguito ou outro, tenho visto um Hanley a ter muita dificuldade em não se deixar arrastar pelos maus momentos da equipa e a não conseguir ser o elemento que a faz subir o nível.

Dos americanos só tenho visto no Sheehey um jogador completo. Não um DeVries (até porque é muito diferente), mas aquele que melhor concilia bases técnicas sólidas com a capacidade de resolver pelo menos circunstancialmente os problemas da equipa.

Não sou grande perito nesta modalidade (nem de perto nem de longe..), mas esta é claramente a ideia que estes últimos jogos que tenho tido a possibilidade de ver me têm dado. Vejo uma equipa com poucos valores seguros. Com poucos jogadores daqueles que mesmo num dia mau se destacam dos demais. E infelizmente dois deles têm sido americanos.

Dragão de Platina
Registado: 28 jun 2013 14:34

Mensagempor Teixeira8 » 11 nov 2017 18:44

O Sheehey é um jogador completo? Se aquilo é um jogador completo eu vou ali e já venho.Deve ser o pior atirador dos 3 americanos.Nunca na carreira dele teve percentagens de lancamento boas, e nao me cheira que va ser este ano pelo que vi.Hoje foi o mais inspirado, mas noutros jogos não foi.

O Marcus Gilbert, noutra escala claro, faz-me lembrar um pouco o Jaylen Brown dos Celtics, ou numa escala muito inferior, o vosso amigo Teixeira :D :D Quando não se sabe dribblar, as coisas ficam bem mais difíceis e afeta todas as outras vertentes do jogo.Ele tem um dribble alto e descontrolado.
O Marcus deve ser o atleta em Portugal com melhores caracteristicas para ser jogador de basquetebol(boa envergadura, pernas que sao molas), mas vendo este dribble, percebo porque estava na segunda divisao italiana.

Quanto ao Will Hanley, parece me dos 3, o jogador que de longe tem melhores fundamentos de jogo.Os ultimos jogos não lhe tem corrido muito bem, mas é o estrangeiro com melhor court vision, é o que defende melhor, é o que ressalta melhor.A grande questão com o Will para alem da possivel desmotivacao de passar do Tenerife para a LPB, é ajustamento de estatuto.O Will no Tenerife era mais "um" a ajudar e aqui forcosamente vai ter de ser dos melhores.
Ele parece me ser um tipo muito low profile, vamos ver....E ele não é um scorer .As vezes da me ideia que algumas pessoas só acham um gajo bom jogador se for um grande scorer, o que nao corresponde à verdade.

Dragão de Bronze

Mensagempor Portus Cale » 11 nov 2017 19:19

Teixeira8 » 11 nov 2017 18:44 escreveu:O Sheehey é um jogador completo? Se aquilo é um jogador completo eu vou ali e já venho.Deve ser o pior atirador dos 3 americanos.Nunca na carreira dele teve percentagens de lancamento boas, e nao me cheira que va ser este ano pelo que vi.Hoje foi o mais inspirado, mas noutros jogos não foi.

O Marcus Gilbert, noutra escala claro, faz-me lembrar um pouco o Jaylen Brown dos Celtics, ou numa escala muito inferior, o vosso amigo Teixeira :D :D Quando não se sabe dribblar, as coisas ficam bem mais difíceis e afeta todas as outras vertentes do jogo.Ele tem um dribble alto e descontrolado.
O Marcus deve ser o atleta em Portugal com melhores caracteristicas para ser jogador de basquetebol(boa envergadura, pernas que sao molas), mas vendo este dribble, percebo porque estava na segunda divisao italiana.

Quanto ao Will Hanley, parece me dos 3, o jogador que de longe tem melhores fundamentos de jogo.Os ultimos jogos não lhe tem corrido muito bem, mas é o estrangeiro com melhor court vision, é o que defende melhor, é o que ressalta melhor.A grande questão com o Will para alem da possivel desmotivacao de passar do Tenerife para a LPB, é ajustamento de estatuto.O Will no Tenerife era mais "um" a ajudar e aqui forcosamente vai ter de ser dos melhores.
Ele parece me ser um tipo muito low profile, vamos ver....E ele não é um scorer .As vezes da me ideia que algumas pessoas só acham um gajo bom jogador se for um grande scorer, o que nao corresponde à verdade.

Embora não pertença a esse grupo dos que acham que para se ser bom jogador tem que se ser um grande scorer, admito que esteja errado. É o mais provável aliás, visto que nunca acompanhei o basket com tanta atenção quanto o meu gosto pela modalidade faria supor.

No fundo já me apercebi dos problemas que apontas ao Gilbert (embora tenha dúvidas que mesmo evoluindo no drible, a inteligência e o estofo mental lhe permitissem ser um jogador consistente) e ao Hanley, mas pelos vistos sobrevalorizei o Sheehey. Preferia não me ter precipitado na análise ao jogador (era bom sinal), mas se assim foi ainda mais preocupado fico. Foi claramente o jogador que achei mais capaz de influenciar positivamente a produção da equipa (por me parecer que alia esclarecimento com ousadia e habilidade (mesmo com as dificuldades no lançamento)), depois de ter visto praticamente todos os jogos da equipa em que atuou. Espero então que o Hanley assuma o estatuto que esta equipa lhe pede, e que use os seus fundamentos para decidir jogos. Ofensiva e defensivamente. Com ou sem bola.

Dragão de Platina
Registado: 28 jun 2013 14:34

Mensagempor Teixeira8 » 11 nov 2017 19:41

Portus Cale » 11 nov 2017 19:19 escreveu:
Teixeira8 » 11 nov 2017 18:44 escreveu:O Sheehey é um jogador completo? Se aquilo é um jogador completo eu vou ali e já venho.Deve ser o pior atirador dos 3 americanos.Nunca na carreira dele teve percentagens de lancamento boas, e nao me cheira que va ser este ano pelo que vi.Hoje foi o mais inspirado, mas noutros jogos não foi.

Embora não pertença a esse grupo dos que acham que para se ser bom jogador tem que se ser um grande scorer, admito que esteja errado. É o mais provável aliás, visto que nunca acompanhei o basket com tanta atenção quanto o meu gosto pela modalidade faria supor.

No fundo já me apercebi dos problemas que apontas ao Gilbert (embora tenha dúvidas que mesmo evoluindo no drible, a inteligência e o estofo mental lhe permitissem ser um jogador consistente) e ao Hanley, mas pelos vistos sobrevalorizei o Sheehey. Preferia não me ter precipitado na análise ao jogador (era bom sinal), mas se assim foi ainda mais preocupado fico. Foi claramente o jogador que achei mais capaz de influenciar positivamente a produção da equipa (por me parecer que alia esclarecimento com ousadia e habilidade (mesmo com as dificuldades no lançamento)), depois de ter visto praticamente todos os jogos da equipa em que atuou. Espero então que o Hanley assuma o estatuto que esta equipa lhe pede, e que use os seus fundamentos para decidir jogos. Ofensiva e defensivamente. Com ou sem bola.

Ha muito para fazer num campo de basquetebol para alem de meter a bola no cesto.Tarefas essas que muitos não gostam de cumprir ou pelo menos não são tão afincados como na definição final individual de um lance.
Tambem disseste creio que consideravas o Troy um jogador completo.....Quando mais uma vez estas a falar de um jogador altamente especializado.O Troy era um atirador puro.As suas duas principais caracteristicas eram lancar, e mover se fora da bola para ganhar posicao para lancar.Tambem era um jogador com um sentido coletivo forte que eu muito apreciava, mas as suas duas principais caracteristicas eram essas.Alias depois de sair do Porto, vi-o na D-League e no Betis, e ele entra só para fazer uma coisa, que é lancar dos 3pts.
O Sheehey parece me que em Portugal pode ser perigoso, sobretudo no mid range.O Robinson do benfas por exemplo é um jogador que faz disso o seu bread and butter.Mas honestamente eu nao trocava o Tinsley pelo Sheehey.Pode ser que me surpreenda até porque em Portugal não é tao dificil como na maioria dos sitios, ele fisicamente também é interessante e parece ter boa atitude para alem do esclarecimento que tu falaste, pode ser que faca uma boa epoca.Mas não é um jogador que eu considerasse completo.

O Gilbert eu percebo a critica que fazes à atitude, e as vezes da mesmo ideia que a cabeca dele esta em Marte (ainda na quarta mesmo tendo brilhado no fim, o Moncho quase que teve pelo menos tres avcs com ele que eu bem vi no Caixa), mas repara que normalmente, sempre que faz asneira, é quando tem de arriscar mais no dribble.Ele gosta do lancamento pull up depois de um dribble entre as pernas, mas tirando esse go-to-move ele faz muitas asneiras nesse capitulo que normalmente causam turnovers.

Na questao dos scorers dou-te um exemplo.O nosso quarto estrangeiro.Ninguem pode dizer que o Sasa não marca pontos, porque normalmente é sempre top2 top3 da equipa, quando não é o melhor.O problema do Sasa é quase tudo o resto, sobretudo no capitulo defensivo.Hoje foi uma nulidade completa nesse particular.Andava a senti-lo mais esforcado, e ate o referenciei aqui, mas a falta de velocidade e de deslocamento lateral é evidente.
O Booth noutro dia disse aqui e bem que ter Sasa e Miranda no campo ao mesmo tempo, é quase um harakiri.Um é muito lento por natureza o outro embora nunca tenha sido um corredor, a idade ja nao lhe permite dar mais que aquilo.Quando os teus bigs sao tao lentos, naturalmente que a equipa vai sofrer, sobretudo no capitulo defensivo.

Dragão de Bronze

Mensagempor Portus Cale » 11 nov 2017 20:09

Teixeira8 » 11 nov 2017 19:41 escreveu:
Portus Cale » 11 nov 2017 19:19 escreveu:

Ha muito para fazer num campo de basquetebol para alem de meter a bola no cesto.Tarefas essas que muitos não gostam de cumprir ou pelo menos não são tão afincados como na definição final individual de um lance.
Tambem disseste creio que consideravas o Troy um jogador completo.....Quando mais uma vez estas a falar de um jogador altamente especializado.O Troy era um atirador puro.As suas duas principais caracteristicas eram lancar, e mover se fora da bola para ganhar posicao para lancar.Tambem era um jogador com um sentido coletivo forte que eu muito apreciava, mas as suas duas principais caracteristicas eram essas.Alias depois de sair do Porto, vi-o na D-League e no Betis, e ele entra só para fazer uma coisa, que é lancar dos 3pts.
O Sheehey parece me que em Portugal pode ser perigoso, sobretudo no mid range.O Robinson do benfas por exemplo é um jogador que faz disso o seu bread and butter.Mas honestamente eu nao trocava o Tinsley pelo Sheehey.Pode ser que me surpreenda até porque em Portugal não é tao dificil como na maioria dos sitios, ele fisicamente também é interessante e parece ter boa atitude para alem do esclarecimento que tu falaste, pode ser que faca uma boa epoca.Mas não é um jogador que eu considerasse completo.

O Gilbert eu percebo a critica que fazes à atitude, e as vezes da mesmo ideia que a cabeca dele esta em Marte (ainda na quarta mesmo tendo brilhado no fim, o Moncho quase que teve pelo menos tres avcs com ele que eu bem vi no Caixa), mas repara que normalmente, sempre que faz asneira, é quando tem de arriscar mais no dribble.Ele gosta do lancamento pull up depois de um dribble entre as pernas, mas tirando esse go-to-move ele faz muitas asneiras nesse capitulo que normalmente causam turnovers.

Na questao dos scorers dou-te um exemplo.O nosso quarto estrangeiro.Ninguem pode dizer que o Sasa não marca pontos, porque normalmente é sempre top2 top3 da equipa, quando não é o melhor.O problema do Sasa é quase tudo o resto, sobretudo no capitulo defensivo.Hoje foi uma nulidade completa nesse particular.Andava a senti-lo mais esforcado, e ate o referenciei aqui, mas a falta de velocidade e de deslocamento lateral é evidente.
O Booth noutro dia disse aqui e bem que ter Sasa e Miranda no campo ao mesmo tempo, é quase um harakiri.Um é muito lento por natureza o outro embora nunca tenha sido um corredor, a idade ja nao lhe permite dar mais que aquilo.Quando os teus bigs sao tao lentos, naturalmente que a equipa vai sofrer, sobretudo no capitulo defensivo.

Se calhar não devia ter usado o termo "completo" para definir o Sheehey e o DeVries. Tens razão no teu ponto. O que queria dizer é que os considero (ou considerava em relação ao Sheehey, até me teres alertado que o estou a sobrevalorizar) bastante capazes (por comparação com outros do nosso Clube/contexto) dentro das suas especificidades. Tendo em consideração quais são os seus defeitos e limitações. Acho que empreguei o termo errado.

De resto estou mais que esclarecido. Percebo perfeitamente o que dizes em relação ao Sasa (também sinto o mesmo, apesar de continuar a ser um elemento muito importante na equipa dadas as limitações no plantel) e no restante do post ;) .

Dragão de Prata
Registado: 03 set 2012 18:19

Mensagempor jorgcastro » 11 nov 2017 20:42

A altura do Sheehey e do Gilbert tinha obrigação de fazer uma diferença bem maior, sobretudo na defesa! Mas a equipa parece que defende por obrigação e não por necessidade!
Fico com a impressão que o Sheehey é um tipo mais certo, sem ser um craque, o Gilbert é capaz de dar um quarto daqueles em que entram todas, mas, depois, perde dribles fáceis, faz to, etc.
O Hanley é que tinha obrigação de muito mais... um tipo com o track record dele não pode tentar aquela assistência a 1 minuto do fim, debaixo do cesto...
Depois, a equipa oscila os lance livres de forma incrível...hoje, no último minuto, em 5 falhamos 3 e não eram os piores...
Finalmente, a questão física tem que se notar! São jogos muito intensos - mesmo que com equipas fracas... - claro, por incapacidade nossa, mas é diferente jogar com estas equipas internacionais à quarta e levar com o cab no sábado, do que fazer um jogo com uma outra equipa qualquer...

Dragão de Platina
Registado: 05 jun 2013 15:07

Mensagempor Sherlock Holmes » 12 nov 2017 02:31

Sinceramente não estava nada à espera deste resultado, enfim a equipa parece ser inconsistente e pouco contudente.

Dragão de Prata
Registado: 04 mar 2012 17:52

Mensagempor bluebird12 » 12 nov 2017 02:39

Mais uma derrota... :shock: :roll:
Nunca nos calarão!!Denunciaremos sempre!!

Dragão de Prata
Registado: 03 mar 2012 18:42

Mensagempor kobejordan » 12 nov 2017 09:26

Muitas das coisas que foram ditas por vós são pertinentes e até fazem sentido e eu corroboro em algumas delas...mas já pensaram que provavelmente a mais importante de todas não está a ser debatida....que é se a mensagem está ou não a passar?...se a motivação de quem orienta é igual a de tantos outros anos?...
Já vi piores planteis neste clube a cuspir fogo e a jogar a intensidades tais que supriam as lacunas que todos sabiam...

Site Admin
Registado: 06 jun 2013 22:38

Mensagempor dragão flaviense » 12 nov 2017 10:32

kobejordan » 12 nov 2017 09:26 escreveu:Muitas das coisas que foram ditas por vós são pertinentes e até fazem sentido e eu corroboro em algumas delas...mas já pensaram que provavelmente a mais importante de todas não está a ser debatida....que é se a mensagem está ou não a passar?...se a motivação de quem orienta é igual a de tantos outros anos?...
Já vi piores planteis neste clube a cuspir fogo e a jogar a intensidades tais que supriam as lacunas que todos sabiam...

Tão óbvio.

Eu até vou buscar uma vitória, a da última quarta, e é só ver a reação de todos perante um resultado que não é assim tão habitual quanto isso.

Parecia que não se passava nada.

Indiferença total.

Site Admin

Mensagempor dragão flaviense » 12 nov 2017 11:11

DRAGÕES NÃO PASSARAM NA MADEIRA

FC Porto perdeu no Pavilhão do CAB Madeira, por 90-83, na sétima jornada da Liga

A equipa de basquetebol do FC Porto perdeu na tarde deste sábado frente à formação do CAB Madeira, por 90-83. O desaire na Madeira, o quarto na Liga Portuguesa, surge após cinco triunfos consecutivos entre a principal competição nacional e a Taça da Europa da FIBA, prova para a qual os Dragões voltam a jogar já na próxima quarta-feira (20h30). No Dragão Caixa, os portistas recebem o Kataja, na quinta jornada do grupo C, decisiva nas contas do apuramento para a próxima fase da competição.

No Pavilhão do CAB Madeira, no Funchal, os primeiros minutos de jogo pautaram-se pelo equilíbrio e foram os Dragões os primeiros a destacarem-se no marcador. A maior vantagem dos forasteiros, conseguida sensivelmente a meio do primeiro período (19-8) seguiu-se ao pior momento do jogo, que não só permitiu a recuperação dos madeirenses, como deixou à equipa insular cavar uma diferença confortável no marcador, graças a um parcial de 16-0. O primeiro período terminou com uma desvantagem de 25-19 e os segundos 10 minutos acentuaram ainda mais as diferenças no marcador, muito por culpa do extraordinário acerto do jogo exterior madeirense.

Ao intervalo, a vantagem do CAB era de dez pontos, mas uma entrada determinada dos comandados de Mocho López diminuiu as diferenças e deixou tudo em aberto para os derradeiros dez minutos. À entrada para esse decisivo período o score era favorável ao CAB (67-63) e foram os madeirenses a começá-lo melhor: alargaram a vantagem para nove pontos (76-67), assistiram a uma ligeira recuperação dos Dragões e no momento decisivo voltaram a contar com a inspiração de Arvidas Gydra (23 pontos) e de Tommie Eddie (27 pontos), que só encontrou paralelo na afinação das mãos do portista Will Sheehey, que foi o mais concretizador em campo, com 29 pontos.

FICHA DE JOGO

CAB MADEIRA-FC PORTO, 90-83
Liga Portuguesa de Basquetebol, fase 1, 7.ª jornada
11 de novembro de 2017
Pavilhão do CAB Madeira, Funchal

Árbitros: Carlos Santos, Paulo Marques e Rui Ribeiro

CAB MADEIRA: Diogo Gameiro (10), Cumberlander (15), Gydra (23), Tommie Eddie (27) e João Gallina (4)
Jogaram ainda: José Correia (8), Mário Fernandes, Fábio Lima, João Fernandes (3) e Frederick Gentry
Treinador: João Paulo Silva

FC PORTO: Will Sheehey (29), Will Hanley (8), Pedro Pinto (10), Ferrán Ventura (3) e Sasa Borovnjak (17)
Jogaram ainda: Miguel Queiroz, Marcus Gilbert (7), André Bessa, António Monteiro (7), Miguel Miranda, Keven Gomes e Pedro Bastos (2)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 45-35
Parciais: 25-19, 20-16, 22-28, 23-20

Winner Man of the Match
Registado: 23 fev 2012 13:15

Mensagempor Jardel_16 » 12 nov 2017 20:13

Praticamente sempre atrás no resultado e depois dá nisto...

Grande jogo defensivo contra o Mornar e agora perante um CAB desfalcado de três jogadores importantes - tanto o José Correia como o João Fernandes foram utilizados bem mais do que costumam ser - a equipa se deu ao luxo de sofrer 90 pontos e não conseguiu anular aquilo que já se sabia que era o ponto mais forte da turma madeirense, neste caso, o jogo exterior, com o Gydra e o Eddie a estarem em particular evidência nessa vertente.
Falando no Tommie Eddie, quando este pesado como é, consegue desequilibrar com drible acções de 1x1, fica bem patente o que não se fez no processo defensivo...

Péssimo jogo, onde até carregamos e bem no jogo interior (há que aproveitar um dos nossos pontos mais fortes), mas quando temos jogadores que parece não saber o que fazem dentro da quadra, fica difícil pedir mais...

Super Dragão
Registado: 11 ago 2014 15:02

Mensagempor Booth » 17 nov 2017 01:00

dragão flaviense » 12 nov 2017 10:32 escreveu:
kobejordan » 12 nov 2017 09:26 escreveu:Muitas das coisas que foram ditas por vós são pertinentes e até fazem sentido e eu corroboro em algumas delas...mas já pensaram que provavelmente a mais importante de todas não está a ser debatida....que é se a mensagem está ou não a passar?...se a motivação de quem orienta é igual a de tantos outros anos?...

Tão óbvio.

Eu até vou buscar uma vitória, a da última quarta, e é só ver a reação de todos perante um resultado que não é assim tão habitual quanto isso.

Parecia que não se passava nada.

Indiferença total.

A reacção de quem? Jogadores?

Site Admin

Mensagempor dragão flaviense » 17 nov 2017 01:03

Sim.

AnteriorPróximo

Voltar para Basquetebol

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante