Competições Nacionais 2017/2018

Site Admin
Avatar do Utilizador
Mensagens: 7662
Idade: 34
Registado: 08 fev 2012 15:24
Localização: Coimbra/Porto

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor kilkus » 29 ago 2017 09:44

26-21 é uma vitória bastante clara. Surpreendente.
Imagem

Site Admin
Avatar do Utilizador
Mensagens: 30238
Registado: 26 fev 2012 15:03

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Nuno » 01 set 2017 19:56

ABC não abdica de direitos de jogadores transferidos para o FC Porto

Minhotos manifestaram "estranheza" pela atuação da Federação Portuguesa de Andebol no caso da inscrição de Diogo Branquinho e André Gomes pelos dragões

O ABC/UMinho manifestou hoje "estranheza" pela atuação da Federação Portuguesa de Andebol (FPA) no caso da inscrição pelo FC Porto dos jogadores Diogo Branquinho e André Gomes e diz que "nunca abdicará dos seus direitos".

A FPA ordenou na terça-feira a abertura de um inquérito acerca da dupla inscrição de Diogo Branquinho e André Gomes pelos 'dragões', atletas que o ABC diz terem contrato com os minhotos, o primeiro até ao final da presente temporada e o segundo até 2018/19.

"Recebemos no início de agosto uma notificação da FPA a reconhecer a validade da inscrição dos dois atletas, mas, depois disso, fomos surpreendidos pelo pedido de inscrição do FC Porto dos jogadores. É com estranheza que verificámos esse comportamento da Federação", explicou o advogado do ABC Lúcio Correia, numa conferência de imprensa realizada no pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga.

Segundo Lúcio Correia, a federação pediu ao ABC para exibir a revalidação anual da inscrição, procedimento que, contudo, o clube bracarense diz não fazer sentido, além de que não é obrigatório pelos regulamentos.

Para o advogado, "este é um processo grave, com contornos muito graves" e estar-se-ia a "abrir a 'caixa de Pandora' no andebol português" se um jogador assinasse por quatro anos e tivesse que assinar todos os anos a revalidação da ficha de inscrição e, se isso não acontecesse, poder dar justa causa para rescindir.

Para o presidente da mesa da assembleia-geral da SAD, Pedro Machado, "aqui não há qualquer dúvida, há apenas que apelar ao discernimento e seriedade da Federação em fazer cumprir as regras".

Pedro Machado notou que o ABC está disponível para dialogar, mas "nunca abdicará dos seus direitos".

"Esperemos que a Federação tenha a seriedade e a visão de olhar para o ABC como para os outros clubes seus filiados. Há poucos clubes com o historial do ABC, nacional e internacionalmente", lembrou.

Já Guilherme Freitas, presidente interino, lamentou a atitude dos jogadores: "O ABC é uma escola genérica direcionada para o andebol, são valores desportivos, mas também morais. O ABC sente que não conseguiu fazer passar a mensagem de honestidade, seriedade e ética a estes dois atletas".

Lúcio Correia disse ainda que, se do inquérito em vigor pela FPA resultar a desvinculação desportiva dos atletas do ABC, o clube recorrerá às instâncias competentes.

ABC e FC Porto defrontam-se no sábado, no Dragão Caixa, na primeira jornada do campeonato 2017/18 e nenhum dos jogadores poderá jogar até à clarificação da situação, sendo que André Gomes se lesionou com gravidade recentemente ao serviço da seleção nacional sub-20, no campeonato do mundo da modalidade.

http://www.ojogo.pt/modalidades/andebol ... 43375.html

Winner Man of the Match
Avatar do Utilizador
Mensagens: 19043
Registado: 23 fev 2012 13:15

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Jardel_16 » 04 set 2017 15:39

Resultados 1ªjornada

Arsenal Devesa 20-28 Águas Santas
ISMAI 28-24 Avanca
Boa Hora 24-25 Belenenses
São Bernardo 26-28 Xico Andebol
FC Porto 23-23 ABC
Sporting-Fafe (06/09)
Benfica-Madeira SAD (27/09)

Classificação:
1º Águas Santas 3 pontos
2º ISMAI 3 pontos
3º Xico Andebol 3 pontos
4º Belenenses 3 pontos
5º ABC 2 pontos
6º FC Porto 2 pontos
7º Boa Hora 1 ponto
8º São Bernardo 1 ponto
9º Avanca 1 ponto
10º Arsenal Devesa 1 ponto
11º Benfica 0 pontos (menos um jogo)
12º Fafe 0 pontos (menos um jogo)
13º Sporting 0 pontos (menos um jogo)
14º Madeira SAD 0 pontos (menos um jogo)

Winner Man of the Match
Avatar do Utilizador
Mensagens: 19043
Registado: 23 fev 2012 13:15

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Jardel_16 » 05 set 2017 01:04

Deu-se início a mais um campeonato, contando novamente com 14 equipas, marcando o regresso ao escalão maior dos históricos São Bernardo e Xico Andebol.
Para não variar, FC Porto e Sporting (este o principal) são os favoritos ao título e obviamente teremos igualmente que incluir o Benfica, que certamente irá surgir mais forte do que na temporada anterior. Num nível mais abaixo, mas sempre prontos a incomodar os candidatos, estarão o ABC (infelizmente já fez das suas na jornada inaugural), Águas Santas e Madeira SAD.
Se a luta pelo título será expectável que seja intensa, a luta pela permanência será igualmente muito interessante, uma vez que temos diversos conjuntos com qualidades próximas umas das outras, sendo que Arsenal Devesa - enorme segunda fase que fez, evitando a descida - Fafe, São Bernardo e Xico Andebol, serão teoricamente as equipas que surgem candidatas à descida, sendo que Boa Hora e Belenenses estão num patamar um pouco mais acima.
E depois, a lutar pela sexta posição teremos o Avanca e o ISMAI, duas equipas que praticam um bom andebol e veremos se dão continuidade ao que vem sendo feito.
Nesta fase, os plantéis estão praticamente fechados, no entanto, poderão sempre existir aqui ou ali algumas novidades no que a entradas e saídas diz respeito.



ABC

Revolução quase total de uma época para outra e apesar de ter perdido grande parte do núcleo duro, os bracarenses serão sempre uma equipa a ter em conta, provando isso mesmo com uma bela exibição na Supertaça diante do Sporting e depois mostrou-se igualmente competente no jogo realizado no Dragão Caixa. Para o título é um plantel muito curto, porque será complicado manter uma boa regularidade de vitórias, mas não será de todo impossível ficar nos quatro primeiros e mesmo o discurso do treinador e plantel, passa por isso mesmo.
Uma mescla de experiência com juventude (o ABC é um dos grandes formadores deste país) e será uma temporada onde jovens como o Rafael Peixoto poderão aparecer em destaque ao longo da temporada e no caso dos PE, já começa a ser um habitue esse aparecimento de jogadores que depois dão o salto para outro tipo de patamares competitivos.

Principais figuras: Humberto Gomes, Carlos Martins, Hugo Rosário e Nuno Silva.


ÁGUAS SANTAS

Equipa que mais uma vez vai lutar pelos seis primeiros e atendendo à qualidade existente seria surpreendente caso não atingem este objectivo.
Destaque óbvio para o Pedro Cruz, ele que se apresenta como a principal arma em termos ofensivos e muito do seu desempenho, vai contribuir ou não para o sucesso colectivo.
Os reforços não são muitos e dois deles vindos do FC Porto e também destacar a aposta num LD brasileiro. No caso do Rúben Santos terá numa primeira fase dificuldades em impor-se, mas no que diz respeito ao Rui Ferreira, certamente irá alternar a utilização com o Mário Oliveira.
Plantel que conta nas suas fileiras com muita juventude, destacando-se dos demais o pivot Luís Frade, que mais ano menos ano vai chegar a um dos grandes. Gonçalo Vieira, Rúben Sousa e Jorge Mendes, são jovens a ter também em conta.

Principais figuras: António Campos, Elias António e Pedro Cruz.


ARSENAL DEVESA

Como sendo apanágio nos últimos anos, o Arsenal é uma formação “made in ABC”, contando com diversos jogadores que passaram pela turma bracarense, desde os mais experientes a jogadores que transitam para o escalão sénior.
Um dos candidatos à descida, mas já provou que dará luta à concorrência e na época transacta deu uma grande resposta na segunda fase, alcançando com todo o mérito a permanência. Para esta temporada, a equipa viu sair a sua principal figura, o pivot João Ferreira e mesmo considero-o como um dos grandes responsáveis pela boa segunda fase, sendo substituído pelo João Gonçalves e também destacar a saída do Nekrushets.
Foram poucas as aquisições e além do João Gonçalves, destacar o ingresso do Miguel Marinho, enquanto o Luís Oliveira e o Ivo Silva, são reforços para serem alternativas aos titulares (Marinho e Rui Lourenço respectivamente).


Principais figuras: João Gonçalves, João Santos e Sérgio Caniço.


AVANCA

Terceira época consecutiva na 1ª Divisão, uma equipa que é liderada pelo Carlos Martingo e onde tem efectuado um excelente trabalho, colocando o Avanca a praticar um andebol de qualidade tanto nos momentos defensivos como ofensivos e mesmo na minha opinião, é um treinador com capacidades para atingir outro patamar.
Não será fácil chegar ao grupo A na segunda fase, mas caso vá novamente para o grupo B, é de crer que consiga a manutenção com facilidade. É certo que este ano não haverá Miguel Baptista e Pedro Valdes (faz mais falta a nós do que propriamente ao Sporting), mas tanto a primeira como a segunda linha foram reforçadas, onde se destaca o ingresso do Diogo Silva (LD muito promissor) e do brasileiro Babo, que passou sem sucesso pelo FC Porto.
Acredito que esta será a época do Jenilson e do Reinier.

Principais figuras: Diogo Oliveira, Diogo Silva e Ricardo Mourão.



BELENENSES

Longe vão os tempos em que o Belenenses lutava pelos primeiros lugares e actualmente os objectivos são bastante modestos, mas apesar de tudo, será sempre uma equipa a ter em conta, nomeadamente na condição de visitado.
Devido aos poucos recursos financeiros existentes, o Belenenses aposta sobretudo em diversos jovens que chegam na condição de emprestados, contudo realçar, os regressos do Nuno Santos e do Pina, oferecendo qualidade nas duas pontas. Com a saída do Gonçalo Ribeiro, o experiente Nuno Roque é a principal figura do conjunto do Restelo, numa primeira linha renovada com o veterano Malfoy e o João Ferreira.
E diga-se que tendo no banco o João Florêncio ajuda a dar estabilidade à equipa.

Principais figuras: João Moniz, Nélson Pina e Nuno Roque.



BENFICA

Candidato ao título, mas não acredito que seja desta que consiga apresentar a tal regularidade necessária para chegar lá, mas não poderemos jamais menosprezar este adversário e mesmo daqui a nada teremos oportunidade de defrontá-los no seu pavilhão, num desafio que será certamente bastante equilibrado.
Houve algumas mudanças no plantel e considero que estão mais fortes, só faltando um LE, porque de momento praticamente só há o Cavalcanti e o João da Silva, que é central, mas pode ser opção nessa posição e mesmo neste fim de semana para a Taça EHF assim o foi, tendo passado inclusive pela LD, jogando a central o Pedro Seabra, que é um jogador que aprecio bastante e não fosse a baixa estatura, certamente estaria já noutro nível.
O João da Silva se conseguir colocar todo o seu potencial dentro da quadra, poderá ser caso sério. Plantel que está bastante equilibrado e tem ali um conjunto de jovens que a médio/longo prazo vão aparecer, como é o caso, do André Alves por exemplo.

Principais figuras: Hugo Figueira, Belone Moreira e Pedro Seabra.



BOA HORA

Na antevisão da época anterior, referi o Boa Hora como uma das boas equipas deste campeonato e que apesar de ter vindo da 2ª Divisão dispunha de argumentos claros para a manutenção. Assim se confirmou e não surpreendeu de todo a tranquilidade que teve na segunda fase, fruto da qualidade existente no plantel.
Conseguiram manter o Pedro Sequeira e o Luís Nunes, o que fortalece a primeira linha, fazendo um bom sete, tendo ainda uma ou outra boa alternativa ao mesmo, sendo que na baliza, o Vasco Ribeiro aos 45 anos, continua a ser um atleta importante. O Boa Hora é outro dos clubes que gosta de apostar nos jovens, algo que já deu e bem os seus frutos.

Principais figuras: David Pinto, Luís Nunes e Pedro Sequeira.



FAFE

Conseguiu evitar a descida e mesmo mais do que isso não se podia exigir à equipa do Fafe. Esta temporada deverá ser mais do mesmo, isto é, deverá depois competir no grupo B e aí terá que ser bastante competente, porque como já referi, o nível das equipas mais fracas são semelhantes.
Das seis entradas registadas até ao momento, destaco três delas. Primeiro, para a baliza o regresso do Nuno Silva, que depois de diversos anos a brilhar ao serviço do Sporting da Horta, regressa ao clube do seu coração. Na equipa do Fafe, o GR reencontrará o LD Tiago Silva, que tentará relançar a carreira e o pivot João Ferreira, que é um jogador que considero que tem muita qualidade e só não é para outros voos, por falta de cm´s.


Principais figuras: Nuno Silva, João Ferreira e José Sampaio.



ISMAI

Já começa a ser um habitue no nosso campeonato e também pela qualidade de jogo que vem exibindo. É uma das tais equipas que ambiciona o sexto lugar, apesar da meta ser muito complicada, ainda para mais esta temporada não há o Yoan e o Zulueta, mas a equipa treinada pelo Rui Silva não deixará de ter certamente os seus argumentos, começando com a "mão direita" neste campeonato, obtendo um bom triunfo diante do Avanca.
Ainda sem contar com os dois estrangeiros, como não podia deixar de ser, é um plantel onde grande parte dele passou pelo FC Porto. Não é uma equipa de individualidades, mas acima de tudo é sustentada por um colectivo forte, contando com muita irreverência e juventude.
É certo que tem duas baixas de peso (veremos se o Tiago Heber irá aparecer mais), mas é de contar com o ISMAI.

Principais figuras: Manuel Borges e António Ventura.



MADEIRA SAD

Uma primeira fase abaixo da sexta posição será surpreendente. Outra das boas equipas e apesar de algumas saídas importantes, até considero que os madeirenses estão mais fortes, havendo quantidade e qualidade para a primeira linha, estando apenas deficitário na LD, uma vez que o Daniel Santos joga preferencialmente na ponta, restando para a lateral direita dois destros (Diogo Gomes e João Paulo Pinto).
Não tem um início fácil de campeonato, mas certamente vão dar muita luta aos principais candidatos ao título, a exemplo do que sucedeu em temporadas anteriores.
Além da qualidade individual existente nesta equipa, destacar a continuidade do Paulo Fidalgo, ele que no defeso chegou a ser apontado ao Sporting.

Principais figuras: Bruno Moreira, Elledy Semedo e Hugo Lima.



SPORTING

Na minha opinião é o principal favorito, contando com um plantel de luxo em todas as posições, voltando a fazer grande investimento na equipa e só assim foi possível por exemplo recrutar um jogador como o Tiago Rocha.
Com tanta qualidade junta, resta saber se o Hugo Canela conseguirá formar efectivamente uma equipa ou se será um colectivo a viver das individualidades, porque se conseguir formar excelente coesão nos momentos defensivos e ofensivos, teremos um Sporting demasiado forte para a concorrência, algo que nem sempre sucedeu no ano anterior, mas no final, acabaram por serem campeões, mas a verdade, é que têm sido várias as debilidades apresentadas e não foi por acaso que foram derrotados daquela maneira na Supertaça.

Principais figuras: Matej Asanin, Carlos Ruesga, Frankis Carol, Pedro Portela e Tiago Rocha.



SÃO BERNARDO

Regresso de um histórico ao convívio dos grandes e o primeiro passo a ter que ser dado é a estabilização do clube na 1ª Divisão, para futuramente procurar atingir outros objectivos. Comparativamente ao ano passado, não há muitas mudanças no plantel, mantendo a base que conseguiu a subida, tendo como principal aquisição o guardião Emanuel Ribeiro.
A grande figura continua a ser o central João Vilar e muito deste São Bernardo em termos ofensivos dependerá da sua performance, bem como do jovem Leandro Rodrigues, outro dos jogadores importantes na subida de divisão.

Principais figuras: João Vilar e Leandro Rodrigues.



XICO ANDEBOL

Outro regresso de saudar e tal como o São Bernardo, os objectivos passam exclusivamente pela permanência e curiosamente na primeira jornada teve como primeira deslocação uma ida a Aveiro, derrotando o São Bernardo.
Até ao momento só há um reforço confirmado e atendendo aos poucos recursos financeiros existentes, o plantel deverá estar fechado, mantendo as suas principais figuras e alguns deles com experiência de 1ª Divisão, como por exemplo o central Cláudio Mota.
Veremos se o Afonso Lima confirma o potencial que lhe é reconhecido e o Élcio na baliza.

Principais figuras: Cláudio Mota e Luís Sarmento.

Dragão de Platina
Mensagens: 19652
Registado: 05 jun 2013 15:07

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Sherlock Holmes » 05 set 2017 01:33

Muito obrigado caro Jardel pelas pertinentes observações e pelos valiosos dados sobre os nossos oponentes, espero que no final da temporada possamos celebrar a conquista do título de campeão nacional

Site Admin
Avatar do Utilizador
Mensagens: 30238
Registado: 26 fev 2012 15:03

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Nuno » 06 set 2017 13:07

Campeonato Andebol 1 - 1ª Jornada

02.09.17 - 16h00 - Boa Hora FC Roff : CF Os Belenenses 24:25 (14:14)
02.09.17 - 17h00 - ADA Maia ISMAI : AA Avanca 15:15 (28:24)
02.09.17 - 18h00 - CD São Bernardo : CD Xico Andebol 26:28 (11:12)
02.09.17 - 18h00 - FC Porto : ABC UMinho 23:23 (10:11)
02.09.17 - 21h00 - Arsenal C Devesa : Águas Santas Milaneza 20:28 (6:11)
06.09.17 - 20h00 - Sporting CP : AC Fafe (Sporting TV)
27.09.17 - 18h00 - SL Benfica : Madeira SAD

http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com= ... GE(2000025)+K-CATEGORIA(380)+KID-NOTICIA(14129)+COD_COR_CAIXA(1)+TIT-CAIXA(Not%EDcias);RCNT(1)

Dragão de Platina
Mensagens: 19652
Registado: 05 jun 2013 15:07

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Sherlock Holmes » 07 set 2017 00:48

Poderá ser um oponente complicado, oxalá conseguimos vencer o próximo desafio.

Winner Man of the Match
Avatar do Utilizador
Mensagens: 19043
Registado: 23 fev 2012 13:15

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Jardel_16 » 07 set 2017 22:31

O Fafe até fez uma boa primeira parte diante do Sporting, mas com o passar do tempo, as distâncias foram naturalmente aumentando a favor do Sporting.
Neste jogo até deu para o Manuel Gaspar fazer o jogo todo e o Francisco Tavares jogar os segundos 30 minutos. O Frank Carol só entrou nos últimos segundos da partida para cobrar um sete metros e o Ruesga só jogou os últimos 12 minutos e até deu para marcar um golo com a mão esquerda.

O Tiago Rocha foi o autor do primeiro golo oficial no Pavilhão João Rocha. Curiosamente, na segunda parte, o Hugo Canela utilizou no ataque sempre o 7x6, colocando o Tiago em simultâneo com o Kopco.
No Fafe, como não podia deixar de ser, o João Ferreira esteve em evidência. Gosto muito deste pivot e não fosse a altura, poderia ser um jogador para outro tipo de patamar.

Winner Man of the Match
Avatar do Utilizador
Mensagens: 19043
Registado: 23 fev 2012 13:15

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Jardel_16 » 11 set 2017 18:17

Resultados 2ªjornada

Águas Santas 20-22 Benfica
Avanca 34-25 Arsenal Devesa
Belenenses 32-30 ISMAI
Xico Andebol 22-40 Sporting
ABC 37-23 São Bernardo
Madeira SAD 29-25 FC Porto
Fafe 29-29 Boa Hora

Classificação:
1º Sporting 6 pontos
2º Belenenses 6 pontos
3º ABC 5 pontos
4º ISMAI 4 pontos
5º Avanca 4 pontos
6º Águas Santas 4 pontos
7º Xico Andebol 4 pontos
8º Madeira SAD 3 pontos (menos um jogo)
9º Boa Hora 3 pontos
10º Fafe 3 pontos
11º FC Porto 3 pontos
12º Benfica 3 pontos (menos um jogo)
13º São Bernardo 2 pontos
14º Arsenal Devesa 2 pontos

Dragão de Platina
Avatar do Utilizador
Mensagens: 11280
Idade: 36
Registado: 10 mai 2012 10:11
Localização: Lisboa

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor tdcarlos » 11 set 2017 18:23

Como temos três pontos? O empate da dois pontos e a derrota um?
Imagem

Winner Man of the Match
Avatar do Utilizador
Mensagens: 19043
Registado: 23 fev 2012 13:15

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Jardel_16 » 11 set 2017 19:03

O Águas Santas podia ter tirado pontos ao Benfica, mas ofensivamente quebrou bastante nos segundos 30 minutos e se na primeira parte, o principal recurso estava na ligação da primeira linha com o pivot (o Luís Frade sacou vários sete metros), no segundo tempo, o Benfica melhorou consideravelmente nessa vertente e com o Pedro Cruz a ser o único a agitar na primeira linha - o Leonardo e sobretudo o Elias estiveram discretos - as coisas se complicaram.
Nos últimos minutos, o Rolando Freitas insistiu muito no 7x6, mas os pontas não foram muito bem servidos e quando o eram, não apresentavam de todo eficácia junto do Hugo Figueira, exceptuando o Rui Ferreira.

Winner Man of the Match
Avatar do Utilizador
Mensagens: 19043
Registado: 23 fev 2012 13:15

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Jardel_16 » 11 set 2017 19:04

tdcarlos » 11 set 2017 18:23 escreveu:Como temos três pontos? O empate da dois pontos e a derrota um?


Sim.

Winner Man of the Match
Avatar do Utilizador
Mensagens: 19043
Registado: 23 fev 2012 13:15

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Jardel_16 » 11 set 2017 19:15

O Sporting da Horta revolucionou por completo o seu plantel.

Registar, o facto de contar com muitos jogadores faialenses no seu plantel e alguns deles inclusive já tinham deixado de jogar e apostar igualmente em diversos atletas juniores.
Apesar de tudo, existem condições para lutar pela subida, já que fazem um sete muito forte (para a realidade da 2ª Divisão) e depois existem algumas alternativas válidas aos mesmos. Do plantel anterior, só o Bruno Castro, Pedro Silva e o Pavel Hernandez permanecem.

Em termos de reforços, foram contratados três jogadores ao São Mamede e o central Naumenko. Do São Mamede vem o Rui Pereira (GR que regressa aos Açores), José Silva (bom PE) e João Pimentel (LD). Destacar o regresso do Afonso Almeida, ele que na temporada anterior estava a jogar futebol no Flamengos.

Dragão de Platina
Avatar do Utilizador
Mensagens: 10508
Idade: 30
Registado: 05 mar 2012 19:06

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor Fcpbex » 13 set 2017 23:07

E o ABC acaba de empatar em Lisboa com a super equipa do Sporting

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Dragão de Platina
Avatar do Utilizador
Mensagens: 21174
Idade: 55
Registado: 27 fev 2012 22:03
Localização: porto

Re: Competições Nacionais 2017/2018

Mensagempor luis casals » 14 set 2017 12:46

Calimeros tiveram sorte em empatar

AnteriorPróximo

Voltar para Andebol

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

!-- IF S_CAN_VOTE and L_POLL_LENGTH --a href=