Jorge Araújo - Basquetebol

Site Admin
Registado: 10 fev 2012 17:01

Mensagempor Fiori » 21 jun 2012 18:46

Imagem

Jorge Araújo…o “Treinador-Gestor”…um dos maiores cérebros do nosso Desporto.

Cresci a ver e ouvir regularmente o treinador Jorge Araújo, cheguei a assistir “in loco” a jogos das suas equipas em Particular o FC Porto. Isto anos antes de ter conhecimento que Jorge Araújo era um “pensador” do Desporto com uma vasta obra bibliográfica publicada, a qual faço questão de adquirir e consultar sempre que me surge a oportunidade.

Para a maioria dos cidadãos Jorge Araújo é somente um treinador de basquetebol com êxito, mas eu acrescento que Jorge Araújo é muito mais do que isso, é um visionário do fenómeno desportivo.

Já no longínquo ano de 1998, Jorge Araújo referia-se ás limitações no desporto português principalmente no que ao espaço de intervenção dos técnicos.

Jorge Araújo sempre apresentou uma grande frontalidade, sempre que achava necessário dava um “puxão de orelhas” as organizações desportivas, seus lideres e restante sociedade, fazia-o, contribuído desta forma para que os técnicos de desporto conquistassem o seu espaço, visto que muitas vezes os próprios dirigentes desportivos interferem de forma errada junto dos técnicos.

Uma vez saiu em defesa do seu colega de profissão “Mário Silva”, treinador do Seixal que foi despedido por que entregou um documento orientador ao seu presidente, o qual alegou que este se estava a meter um trabalho que era o seu…
Jorge Araújo referiu-se a este incidente como uma situação gravíssima pois é relevante de uma mudança necessária no dirigismo desportivo, reforçando a ideia da formação específica e do profissionalismo como forma de melhorar o desempenho das organizações.

Segundo Araújo, nas organizações Norte Americanas o Treinador não se limita a orientar o treino, o técnico actualmente é aquilo a que os Americanos chamam “TEAM-MANAGER” tendo assim responsabilidades na Gestão do clube.

Uma clara critica as limitações das funções dos técnicos nas organizações desportivas em Portugal, nos EUA os Grandes treinadores da NBA passam a ter cargos como Vice-Presidentes, Operations Managers, etc…algo que é impensável em Portugal…onde os treinadores mais velhos como “Mário Wilson” são subaproveitados pelas organizações…indo directamente para a reforma.

Nos EUA, Jorge Araújo realizou um estágio com os Utah Jazz organização que integra a NBA, achou impressionante o nível de profissionalismo de toda a organização, onde reparou num Sr. de 75 anos chamado Jack Garner cuja função era assistir a todos os treinos da equipa e redigir algumas notas e entrega-las ao treinador. A organização tinha-o contratado como consultor, tentando desta forma aproveitar os seus vastos conhecimentos da modalidade, da qual foi treinador durante muitos anos…..

Já há 10 anos que Jorge Araújo apelava ao profissionalismo nas organizações desportivas Portuguesas, chamava a atenção para a necessidade de Formação especifica para o desempenho de cargos de Dirigismo/gestão. Como exemplo dava os NY Knicks, que contrataram o Presidente dos Jazz para dirigir a sua organização, numa estrutura profissional até os Dirigentes são Transferíveis…

Imagem
FioriCroquete Football,Cycling, assessor de bonecos com andarilho, credor de coronas a porcas & Events Agency

Site Admin

Re: Jorge Araújo - Basquetebol

Mensagempor Fiori » 21 jun 2012 18:47

Imagem

A navegar na blogoesfera encontrei estas duas autênticas pérolas de Jorge Araújo numa entrevista à Antena 1, em Maio de 2009. Para guardar no baú.

JORNALISTA: O treinador Jorge Araújo procura sempre formar a melhor equipa?
JA: (..)A melhor equipa não é uma coisa em abstracto. A melhor equipa depende dos objectivos e resultados que se pretendem alcançar. Uma imagem da minha modalidade é elucidativa: se alguém me pede que eu ao treinar uma equipa de basquetebol não me preocupe tanto com os resultados mas me preocupe mais com o espectáculo do jogo, obviamente o tipo de equipa a formar, a melhor equipa que eu vou procurar formar, não é nem de longe nem de perto a mesma equipa se me pedem resultados a curto prazo. Portanto a melhor equipa não pode ser entendida em abstracto tem sempre que ser entendida relativamente ao objectivo e às circunstâncias.

JORNALISTA: Vivemos numa sociedade muito competitiva.
JA: Generalizou-se a ideia que é preciso competir e que vale tudo para ganhar. Ora aquilo que os meus mestres norte-americanos me ensinaram era que não era esse o sentido. Porque esse sentido não permite que eu coopere, não permite que haja situações em que todos ganhemos, por exemplo. Este tipo de questão de que vale tudo desde que ganhemos é produzir terra queimada! (..)Tem que haver, regulação, regras, princípios. Repare, eu vivi experiências na NBA como uma que eu falo nesse livro que foi: a de me sentar junto do realizador que tinha o guião em que durante 4 horas, ele tinha ao minuto, ao segundo, o que teria que acontecer. Para meu espanto, abro o guião e vejo “Abrir o portão” e vou à última página e vejo “Fechar o portão”, ou seja, o grau de pormenor…. e com um quadradinho à frente onde estava registado quem abria o portão….. e o português que era eu, quando vi “Abrir o portão” disse: “Com franqueza, se não se abre o portão não há jogo!!!”, e logo me disse: “Não, não….. tem que haver um responsável” “e à hora que abre o portão porque isto tem que ficar controlado”, este grau de rigor, este grau de exigência a que todos se habituam, onde acontecem surpresas apesar do guião……. uma senhora tipo beijoqueira que num determinado momento surpreende corre pelo campo e vai beijar o treinador, não estava nada previsto que isso acontecesse mas o treinador que é um senhor, que quem olhasse para ele nunca acreditaria que aquilo era possível, mas ele imbuído do espírito da coisa, faz algo que durante 4 dias foi transmitido em todas as televisões a nível mundial que foi, quando a senhora lhe deu o beijo…. (e a senhora era verdadeiramente espectacular pelo volume corporal que tinha) ele simulou um desmaio!! E ao simular um desmaio imagine o que foi isto nos órgãos de comunicação…. E o jogo era decisivo para a equipa dele. Entre nós dir-se-ia logo: “Não, o treinador tem que estar com um grau tal de concentração que ele é incapaz de colaborar, é incapaz de tal”, eu assisti a jogos decisivos onde era permitido a dois ou três dos responsáveis da equipa terem uns cadeirões e assistiam à preparação do jogo dentro da cabine. Isto é um contributo para o todo. É importante para todos que haja esta ideia do objectivo comum mas estamos a competir na mesma.

http://seis25.wordpress.com/category/entrevistas/
FioriCroquete Football,Cycling, assessor de bonecos com andarilho, credor de coronas a porcas & Events Agency

Site Admin
Registado: 08 fev 2012 15:24

Mensagempor kilkus » 21 jun 2012 18:54

Cheguei a ser treinado pelo Jorge Araújo durante uma semana, numa actividade que se desenrolava em Coimbra, chamado Campo de Férias de Basquetebol.

Foi lá para 1994, no final do ano escolar, a minha escola (ou alguma associação que utilizava as instalações da minha escola) organizou nesse ano e nos 2 anos seguintes, um encontro onde várias crianças eram juntas e disputavam um torneio de basquete durante uma semana. Havia várias personalidades ligadas ao basquetebol nacional que eram convidadas para colaborar neste encontro.
No primeiro ano que participei, o treinador da minha equipa foi o Prof. Jorge Araújo, que eu já conhecia do FCP. Foi apenas uma semana, mas aprendi imenso com ele.
Imagem

Site Admin

Mensagempor Fiori » 21 jun 2012 18:59

Como diz o KobeJordan um Master Mind

Winner Man of the Match
Registado: 23 fev 2012 13:15

Mensagempor Jardel_16 » 21 jun 2012 23:07

Abandonou cedo demais a modalidade enquanto treinador.

Um dos melhores treinadores de sempre que passou pelo nosso clube!!!

Dragão de Prata
Registado: 03 mar 2012 18:42

Mensagempor kobejordan » 21 jun 2012 23:50

Fiori escreveu:Como diz o KobeJordan um Master Mind

Zen Master!! :) mas também um Master Mind... !!!!!

Site Admin

Mensagempor Fiori » 21 jun 2012 23:51

kobejordan escreveu:
Fiori escreveu:Como diz o KobeJordan um Master Mind

Zen Master!! :) mas também um Master Mind... !!!!!

Isso!!! :oops:

Dragão de Prata

Mensagempor kobejordan » 22 jun 2012 00:01

Grande homenagem Fiori!! Mt bom!! Parabéns!!!

Tive o prazer de conviver(pouco tempo) e aprender com este senhor, embora tenha colegas mais velhos que privaram com ele na "era dourada", Santos, Cardoso, Parente, etc... que têm estorias maravilhosas com este génio que tinha um toque de classe proporcional á sua escondida excentricidade... Um personagem á frente do seu tempo, não só no Basket como na sua cultura e forma disciplinada de encarar a vida como um todo!

Um Grande Senhor que adoraria voltar a ver no NGC!!!

Site Admin

Mensagempor Fiori » 22 jun 2012 00:05

A neta dele é tb uma antiga glória da natação fica a curiosidade...( na natação as glorias chegam mais cedo :) ), acho que é esta Natacha de Sousa

Dragão de Prata

Mensagempor kobejordan » 22 jun 2012 00:08

As reuniões individuais que tinha com os jogadores antes dos jogos importantes eram qualquer coisa de fabuloso... só descrito mesmo!! Arranjava de tudo para ferir o orgulho de cada um e motiva-los para rebentar com tudo que aparecesse á frente!!!

Dragão de Prata

Mensagempor kobejordan » 22 jun 2012 00:09

Fiori escreveu:A neta dele é tb uma antiga glória da natação fica a curiosidade...( na natação as glorias chegam mais cedo :) ), acho que é esta Natacha de Sousa

é verdade sim senhor!

Site Admin

Mensagempor Fiori » 22 jun 2012 00:12

kobejordan escreveu:
Fiori escreveu:A neta dele é tb uma antiga glória da natação fica a curiosidade...( na natação as glorias chegam mais cedo :) ), acho que é esta Natacha de Sousa

é verdade sim senhor!

É a Natacha não é? A minha duvida é se é ela ou outra, mas acho que é ela, sei que é uma grande campeã.

Dragão de Prata

Mensagempor kobejordan » 22 jun 2012 00:15

Acho que se chama Natacha sim! Sei que era uma grande atleta da natação. E também teve o sobrinho(creio que não me engano no parentesco) a jogar nas camadas jovens do Basket.

Winner Man of the Match
Registado: 23 fev 2012 13:15

Mensagempor Jardel_16 » 22 jun 2012 01:53

Eu tenho!

Thumb resize.

Super Dragão
Registado: 11 mai 2012 18:43

Mensagempor Timofte 2-3 » 26 jun 2012 16:18

Um génio.
Nunca percebi se era portista de coração ou...

Próximo

Voltar para Dirigentes e Treinadores

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

!-- IF S_CAN_VOTE and L_POLL_LENGTH --a href=