Dr. Sardoeira Pinto

Site Admin
Registado: 10 fev 2012 17:01

Dr. Sardoeira Pinto

Mensagempor Fiori » 24 jun 2012 03:42

Figura incontornável da historia Azul Branca, também ele um exemplo de lealdade e devoção ao clube e a Jorge Nuno Pinto da Costa em particular a quem acompanha desde o primeiro dia de presidência. Foi ele que me entregou a roseta dos 25 anos de sócio curiosamente quando fiz 30 de associativismo :).

Hoje em dia longe da forma de outrora mas senhor de um sentido de humor muito particular, guardo dele o vigor e entusiasmo com que me premiou a mim e aos outros com a distinção, e com alguma graça a frase que me disse na altura da entrega da "Roseta", " Que daqui a 30 anos cá estejamos de novo". Pode ser que sim Doutor, é bom sinal para ambos!!!

Mesmo assim continua a dirigir as assembleias gerais de forma respeitosa e até com alguma "habilidade" à mistura ;)

Dr. Sardoeira Pinto

Imagem

Fernando Arnaldo Sardoeira Pinto nasceu no dia 29 de Agosto de 1933 no Porto.

Filho de um industrial gráfico e de uma professora primária, estudou desde criança na cidade do Porto até que aos 21 anos entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo-se formado doutor em 1964. Ainda era estudante universitário quando foi admitido como jornalista no jornal “Diário do Norte”, isto em 1957, no entanto chegou a chefiar o mesmo jornal alguns anos mais tarde.

Portista desde miúdo, um amor ao Futebol Clube do Porto que herdou dos seus pais, como chegou a referir, desde cedo que foi eleito para uma denominada Assembleia Delegada, constituída pelos sócios mais antigos e dedicados e dessa forma sempre se manteve a par da vida do F.C. Porto, até chegar a ter algum protagonismo no ultimo mandato do Presidente Pinto de Magalhães.

Em 1971, foi convidado a assumir o cargo de Presidente da Direcção da Associação de Futebol do Porto. Aceitou o convite e passou a defender o interesse dos clubes da região do Porto.

Foi mais tarde irradiado por causa de uma péssima arbitragem numa Final de juniores entre o F.C. Porto e o Sporting C.P. que os leões venceram por 2-1. Logicamente que saiu em defesa do F.C. Porto por este pertencer à Associação que presidia. O caso durou vários meses e quase ao fim de um ano o Secretário de Estado da Juventude e Desporto deu como provado que não foram dadas legalmente todas as condições para que o Dr. Sardoeira Pinto tivesse uma defesa eficaz e julgou o caso como nulo e de nenhum efeito.

Em 1977 voltou à Associação e foi de novo eleito para Presidente da Direcção. Terminado esse mandato passou a Presidente da Assembleia Geral da Associação de Futebol do Porto, mas afastou-se do futebol quando também esse mandato terminou.

Foi depois eleito Sócio Honorário do F.C. Paços de Ferreira como agradecimento pela forma com actuou enquanto esteve à frente dos destinos da Associação.

Em 1982 com a eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa para Presidente do F.C. Porto, o Dr. Sardoeira Pinto assumiu a presidência da Assembleia Geral do clube, lugar que ainda hoje mantém.

Em 1991 foi nomeado pelo Conselho Cultural do F.C. Porto, Dragão de Ouro e Dirigente do Ano.

Em 1994 foi também eleito e por unanimidade, Presidente Honorário do F.C. Porto.

“Fiquei muito emocionado, como continuo a estar. Foi um prémio especial, algo que para mim é extraordinário: a consideração e a amizade dos meus consócios. Ser eleito Presidente Honorário do Futebol Clube do Porto foi uma consagração, depois destes anos que levo ao serviço do Clube.
Como tenho dito muitas vezes e não me canso de repetir, representar o Futebol Clube do Porto é uma das maiores honras que experimentei na minha vida. E quando digo representar o Futebol Clube do Porto digo também representar a massa associativa.
Por outro lado, devo dizer que a minha vida tem conhecido bons momentos e este foi certamente um deles. Em termos desportivos, foi, sem duvida, o melhor da todos, quando na minha segunda casa, na minha segunda família recebi esta consagração que me envaidece.
Ao Reinaldo Teles e ao Prof. Dr. Vieira de Carvalho foi feita justiça: a mim, foi-me dada uma honra que endosso, naturalmente, aos consócios e me permite, conforme o Presidente da Direcção já disse, afirmar uma coisa muito importante: quem é honorária é a massa associativa do F.C. Porto, pelo que é, pelo que vale e pelo que representa”.

http://estrelas-do-fcp.blogspot.pt/2009 ... pinto.html
FioriCroquete Football,Cycling, assessor de bonecos com andarilho, credor de coronas a porcas & Events Agency

Site Admin

Re: Dr. Sardoeira Pinto

Mensagempor Fiori » 24 jun 2012 03:45

F. Sardoeira Pinto

Notas biobibliográficas:

F. Sardoeira Pinto - autor do livro Apitos finais, dourados… e algo mais! ,Fernando Arnaldo Sardoeira Pinto que, como Advogado e Escritor, usa F. Sardoeira Pinto, nasceu no Porto, em 1933, na freguesia de Santo Ildefonso.
Tendo estudado em Coimbra, primeiro como aluno ordinário, depois como voluntário, licenciou-se em Direito no ano de 1964, enveredando pela Advocacia e deixando a profissão de jornalista que exerceu durante alguns anos, tendo mesmo chegado a Chefe de Redacção de um extinto vespertino publicado diariamente no Porto.

Imagem

Considerado “genuinamente tripeiro” por Jorge Nuno Pinto da Costa, que o escreveu no prefácio de um dos livros por F. Sardoeira Pinto publicado, é sócio do F.C. do Porto há 71 anos, sendo actualmente o nº 15 e Presidente Honorário do grande clube português (o 8º na sua história) desde 23 de Outubro de 1994, data em que, por aclamação, foi eleito, em Assembleia Geral Extraordinária convocada para o efeito.

Tendo no seu tempo a fama de ser o jornalista do Porto “mais viajado”, na qualidade de enviado especial percorreu o Mundo, de que foi um “andarilho”, em todos os sentidos e por todos os continentes, sendo mesmo um dos primeiros a chegar a Luanda, em Fevereiro de 1961, logo após o ataque, na baixa da Cidade, à Esquadra de Polícia Móvel e à Rádio Ecclesia.

Autor de vários livros, merecem realce um publicado sobre a então “Província Ultramarina” (Angola-Pedaço Lindo de Portugal) e um outro acerca da catástrofe constituída pela queda da Ponte Hintze Ribeiro, no ano de 2001, em Castelo de Paiva (Catástrofe no Douro, Inconsciência ou Crime?).

É Presidente da Assembleia-geral do F.C. do Porto desde Abril de 1982, sempre tendo acompanhado Jorge Nuno Pinto da Costa nos mandatos que este leva como Presidente da Direcção.

Em 1991, foi nomeado por unanimidade “Dragão de Ouro” e Dirigente do Ano. É ainda sócio honorário de várias colectividades, de todas se salientando, pela sua projecção, o Clube Fenianos Portuenses.

Foi também, durante vários mandatos, Presidente da Direcção, primeiro e da Assembleia-geral, depois, da Associação de Futebol do Porto.

Obra publicada:

Livros de Ensaio:

Catástrofe no Douro, Inconsciência ou Crime?
Apitos finais, dourados… e algo mais! , ed. edium

Obras Publicadas pela edium editores
Apitos finais, dourados… e algo mais! do Autor: F Sardoeira Pinto

Apitos finais, dourados… e algo mais!
Colecção: Ensaio

Imagem

http://www.ediumeditores.org/livros/ensaio/art-9789898169730/f-sardoeira-pinto-apitos-finais.aspx
FioriCroquete Football,Cycling, assessor de bonecos com andarilho, credor de coronas a porcas & Events Agency

Site Admin

Mensagempor Fiori » 24 jun 2012 03:48

Imagem

Dragão de Ouro
Registado: 12 mai 2012 16:39

Mensagempor Dragão de Gaia » 24 jun 2012 12:24

Viajo quase diáriamente com ele no Comboio, dá gosto falar com ele, todos nós Portistas devía-mos de ter as nossas referências do nosso Clube como aprendizagem de como tudo se fez quer do passado quer do presente e do futuro.

Winner Man of the Match
Registado: 23 fev 2012 13:15

Mensagempor Jardel_16 » 24 jun 2012 15:54

Um GRANDE PORTISTA!

Super Dragão
Registado: 11 mai 2012 18:43

Mensagempor Timofte 2-3 » 28 jun 2012 18:04

é uma INSTITUIÇÃO dentro da própria Instituição

Dragão de Platina
Registado: 05 jun 2013 15:07

Mensagempor Sherlock Holmes » 19 jun 2014 22:39

Gostaria de expressar os meus sentidos pêsames á família e amigos do Dr. Sardoeira Pinto que por amor e desinteressadamente dedicou parte importante da sua vida ao nosso emblema, que descanse em capaz.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/20 ... tista.html

Dragãozinho
Registado: 13 dez 2013 13:00

Mensagempor António Santos » 19 jun 2014 23:14

quando um PORTISTA da craveira do Dr. Sardoeira Pinto parte, o nosso clube fica mais pobre. a lei da vida a impor a sua lei. rip

Dragão
Registado: 16 jan 2013 20:22

Mensagempor Albertini » 19 jun 2014 23:43

Tive o prazer de receber das mãos deste grande Portista a roseta dos 25 anos de sócio. Os meus sentidos pêsames à família e amigos.

Dragão de Bronze
Registado: 28 fev 2012 00:16

Mensagempor Drakonyaz » 20 jun 2014 01:12

Que descanse em paz e muita força para a família neste momento difícil.
Como Portista queria expressar o meu agradecimento por tudo aquilo que ele fez em prol do nosso clube, que me permitiu inúmeras alegrias e momentos inesquecíveis.

Dragão de Bronze
Registado: 23 ago 2012 06:24

Mensagempor Tripeiro4ever » 20 jun 2014 01:37

Dragão de Gaia escreveu:Viajo quase diáriamente com ele no Comboio, dá gosto falar com ele, todos nós Portistas devía-mos de ter as nossas referências do nosso Clube como aprendizagem de como tudo se fez quer do passado quer do presente e do futuro.

É exactamente isto que eu lamento profundamente.

Hoje apesar da profusão de comunicação com as redes sociais e até os fóruns como este, as pessoas perdem tempo a discutir o pormenores e esquecem-se muitas vezes do essencial! A nossa história, a nossa gente, o que fomos e o que somos. Como chegamos aqui? Fala-se muitas vezes de uma maneira como se o Clube tivesse nascido hoje, fala-se como se ganhar fosse fácil. Não é, nunca foi.

E só com homens da estirpe do Malogrado Dr. Sardoeira Pinto, e tantos outros, é que hoje somos o que somos.

Não foi o Porto que colocou o Dr. Sardoeira na AFP! Foi o Dr. Sardoeira que se fez a vida e quando lá chegou, defendeu os dele com unhas e dentes!

Ainda hoje comentava com o Gaspar depois de me ter dito que "o Rui Moreira vai condecorar o amigalhaço Rui Rio com a Medalha de Honra da Cidade. A vereadora Carla Miranda (PS) propos que Pinto da Costa também fosse distinguido, mas pelos vistos Rui Moreira recusou! Não sei que virus se alojou nesta cidade para tanto mal estar por quem mais tem levado, bem longe, o nome da cidade do Porto." que estamos órfãos de gente de carácter para colocar esta cidade/região na linha.

Só espero que o meu Porto, clube, não se deixe afundar com a cidade.

Pelo menos temos mais um reforço lá em cima a olhar por nos.

Obrigado por tudo, Dr. Sardoeira Pinto.

Sent from T4E's iPhone using Tapatalk 2

Dragão de Platina
Registado: 09 mai 2012 19:14

Mensagempor Dragonight » 24 jun 2014 12:53

Descansa em paz Grande Dragão...
"Never laugh at live dragons, Bilbo you fool!" - J.R.R. Tolkien, The Hobbit

"Enquanto fomos bons rapazes, fomos sempre comidos!" - Mestre José Maria Pedroto

Eu sou portista 366 dias/ano, 24h/dia... E tu?!!

Dragão de Ouro
Registado: 19 fev 2013 11:43

Mensagempor Młynarczyk » 24 jun 2014 13:37

Paz à sua alma de grande Portista !

Super Dragão
Registado: 02 mar 2012 22:41

Mensagempor Nuno Martins » 24 jun 2014 14:49

Que descanse em paz...

Dragão de Platina
Registado: 12 jun 2014 12:59

Mensagempor Scarface » 23 abr 2015 22:13

Imagem

​Pinto da Costa: “Sardoeira Pinto é imortal”

​Presidente do FC Porto homenageou o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral, que dá nome​ ao Auditório do Museu​​​

O Auditório do Museu do FC Porto by BMG passa, a partir de agora, a ter o nome do antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, falecido em Junho do ano passado. Fernando Sardoeira Pinto foi esta quinta-feira homenageado num dia simbólico: no dia em que, há 33 anos, deu pela primeira vez posse a Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do clube.

Maria Eugénia Sardoeira Pinto, viúva do antigo dirigente portista, descerrou a placa evocativa e deu início a uma cerimónia em que foi passado um vídeo lançado por Pinto da Costa, em que se relembram alguns dos momentos dos 32 anos de vida dedicada ao FC Porto de um homem que dizia ser “tão portuense como portista e tão portista como portuense”. “Quem o conheceu, sabe que para o evocar não são precisas as nossas palavras. Basta a nossa memória, o nosso sentimento, o nosso coração. Vamos ouvir o nosso imortal Fernando Sardoeira Pinto, com a sua voz rouca, típica, que vai ecoar bem mais forte nos nossos corações, porque sabemos que ele neste momento é um homem feliz”, afirmou o presidente portista, que vê nesta iniciativa uma forma de o antigo dirigente ficar “eternamente ligado ao FC Porto”.

Ao lado de Álvaro Pinto e Armando Pimentel, Sardoeira Pinto foi um dos impulsionadores da primeira candidatura de Pinto da Costa à presidência e tornou-se uma figura incontornável do clube. Sócio desde os cinco anos, foi eleito Presidente Honorário do clube em 1994, três anos depois de ter sido agraciado com o Dragão de Ouro para Dirigente do ano; no ano passado foi distinguido com o Dragão de Honra a título póstumo. “Destaco o seu portismo, a sua sinceridade, a sua maneira de ser, o seu entusiasmo, o permanente apoio ao clube, que era para ele o filho o mais velho, fazia parte da sua família. Havia algo que me tocava profundamente: ele tinha uma confiança absoluta na minha pessoa”, recordou o presidente portista.

No dia em que se assinalam 33 anos desde que tomou posse como presidente do FC Porto, Pinto da Costa recusou-se a fazer um balanço, preferindo falar do presente e do futuro: “É nesse sentido que continuo a pensar o FC Porto. Tomámos a decisão que a mim me preocupava há muito, de resolver o problema daquela grande escadaria de acesso ao Estádio do Dragão com dois elevadores gigantes. Penso ainda ser possível fazermos mais coisas e o espírito que tento incutir – e felizmente tenho sentido que o compreendem – é que não podemos viver do passado. Temos é que construir um presente e um futuro que estejam altura à da glória do FC Porto”.

Pinto da Costa reconhece que não tomou sempre as melhores decisões, mas tomou-as sempre por considerar que “eram as melhores para clube, sem ter medo de consequências”. E garantiu ainda que continuará à frente dos destinos do FC Porto enquanto “sentir vontade de fazer mais e sobretudo contribuir para que os outros se possam valorizar cada vez mais e fazer com que o FC Porto seja maior”. “Enquanto sentir isso, esqueço-me do bilhete de identidade e encaro o dia-a-dia com mais um dia de trabalho. Enquanto sentir esse espírito, enquanto Deus me der vida e saúde, servirei sempre o FC Porto com espírito de missão”, prometeu o presidente do clube azul e branco.

fcporto.pt

Próximo

Voltar para Dirigentes e Treinadores

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

!-- IF S_CAN_VOTE and L_POLL_LENGTH --a href=