Estádio das Antas

Dragãozinho
Registado: 29 fev 2012 02:18

Estádio das Antas

Mensagempor MrKoko » 05 mar 2012 16:41

Permitam-me que coloque aqui este que foi o nosso templo durante muitos anos e que terá sempre lugar nas nossas memórias e na nossa História.
Eu tenho a minha cadeira de sonho das Antas lá em casa...

História
Foi numa Assembleia Geral em 1933 que surgiu a proposta de construção de um novo estádio, já que o Campo da Constituição começava a revelar-se pequeno para o FC Porto. A proposta foi aprovada por unanimidade, mas só em 1937 começaram a ser tomadas medidas no sentido de concretizar o objectivo, com a criação de um empréstimo obrigacionista. Dez anos depois foi comprada uma área de 48.000 metros quadrados na zona das Antas, na parte leste da cidade do Porto. A primeira pedra foi lançada em acto simbólico em Dezembro de 1949, tendo a obra começado cerca de um mês depois.

José Bacelar, sócio nº1 do FC Porto na altura, pagou o salário do primeiro dia de trabalho a todos os operários. A solidariedade da população da cidade e da região para com o FC Porto ficou também marcada por dois cortejos de materiais, em que dezenas de camionetas, autocarros e furgonetas seguiram em cortejo para o estádio levando material de construção.

Ao longo do processo foi necessário comprar terrenos adjacentes aos originais, pois concluiu-se que 48.000 metros quadrados não seriam suficientes para o complexo desportivo que o FC Porto pretendia construir. Comprados os referidos terrenos, a área total ascendeu aos 63.220 metros quadrados. A capacidade original do estádio era de 44.000 espectadores, distribuídos por três bancadas - duas superiores e uma lateral. O lado leste do campo não tinha bancada, sendo chamado de Porta da Maratona.

No dia 28 de Maio de 1952 o Estádio do Futebol Clube do Porto foi inaugurado numa cerimónia pomposa que contou com a presença do General Craveiro Lopes, então presidente de Portugal. Urgel Horta presidia ao FC Porto na altura. Após a cerimónia foi realizado um jogo inaugural efectuado perante os rivais S.L. Benfica. A partida terminou com a vitória do S.L. Benfica, por 2-8.

Modificações
1960 - inauguração da pista de ciclismo
1962 - inauguração da iluminação artificial
1976 - fecho da Porta da Maratona, ou seja, construção de uma bancada ao longo da lateral leste do campo, acrescida de um segundo anel - a arquibancada, que aumentou a capacidade do estádio para 65.000 lugares. estando apenas 30% da bancada encadeirada.
16.12.1986 - a capacidade do estádio aumentou para 95.000 lugares! rebaixamento do campo - a bancada avança na direcção do campo, substituindo a pista de ciclismo e atletismo.
na década seguinte o estádio foi sendo gradualmente encadeirado - terminado o procedimento, a capacidade do estádio diminuiu para cerca de 55.000 lugares

O complexo
Quando se fala no Estádio das Antas, nem sempre se fala apenas no estádio em si; a expressão pode designar também todo o complexo desportivo que, ao longo das cinco décadas de existência do estádio, foi sendo construído à sua volta. Esse complexo incluía, entre outras coisas:

o Pavilhão Américo de Sá (com capacidade para 7.000 pessoas), onde actuavam as equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins do FC Porto (a de basquetebol passaria a jogar no Pavilhão Rosa Mota em meados dos anos noventa)
o Pavilhão Afonso Pinto de Magalhães
uma piscina coberta (utilizada quer pela equipa de natação do FC Porto, quer por utilizadores pagantes)
três campos de treinos relvados
a primeira Loja Azul
o Bingo do FC Porto
a sala-museu do FC Porto
a Torre das Antas, onde foi instalada a sede do FC Porto

Momentos especiais
19 de Outubro de 1977 - FC Porto 4 x 0 Manchester United, 1ª mão da 2ª eliminatória da Taça das Taças 1977/78
11 de Junho de 1978 - FC Porto 4 x 0 SC Braga, vitória na última jornada do campeonato 1977/78, que permitiu ao FC Porto sagrar-se novamente campeão nacional após um jejum de 19 anos
28 de Maio de 1987 - recepção, de madrugada, aos vencedores da Taça dos Clubes Campeões Europeus que chegavam directamente de Viena
13 de Janeiro de 1988 - FC Porto 1 x 0 AFC Ajax, 2ª mão da Supertaça Europeia 1987, vencida pelo FC Porto
15 de Junho de 1997 - FC Porto 3 x 0 Gil Vicente, a festa do primeiro Tricampeonato na história do clube
30 de Junho de 1999 - FC Porto 2 x 0 Estrela da Amadora, a festa do Penta, feito inédito no futebol português
10 de Abril de 2003 - FC Porto 4 x 1 SS Lazio, 1ª mão das meias-finais da Taça UEFA 2002/03, que o FC Porto viria a ganhar
22 de Maio de 2003 - recepção, de madrugada, aos vencedores da Taça UEFA vindos de Sevilha

Por outro lado, o dia mais negro da história do Estádio das Antas foi 16 de Dezembro de 1973, dia em que Pavão, grande jogador e ídolo dos adeptos, caiu por terra ao minuto 13 da jornada 13, contra o Vitória de Setúbal. Tinha apenas 26 anos.

O complexo das Antas começou a ser demolido em 2001, a arquibancada foi a última a cair.
Nessa altura, as equipas de andebol, hóquei em patins e natação do FC Porto passaram a competir em casa "emprestada": o Pavilhão Municipal de Santo Tirso, o Pavilhão Municipal de Fânzeres e a Piscina de Campanhã, respectivamente. Também a equipa de basquetebol deixou o Pavilhão Rosa Mota, passando a jogar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Existe agora um pavilhão junto ao estádio, o Dragão Caixa, que ficou concluido em meados de 2008.

O Estádio das Antas propriamente dito permaneceria intacto até à inauguração do Estádio do Dragão, em Novembro de 2003, e mesmo para além dela: devido a um grave problema com a relva do novo estádio, este não pôde começar a ser utilizado para jogos oficiais logo após a inauguração, pelo que o Estádio das Antas foi ainda palco de oito jogos oficiais, o último deles contra o Estrela da Amadora a 24 de Janeiro de 2004. A demolição começaria cerca de um mês e meio depois.

No Estádio das Antas o FC Porto jogou 1002 jogos, tendo vencido 803, empatado 119 e perdido 80.

Imagem

In Wikipedia

Dragão de Bronze
Registado: 08 fev 2012 00:53

Re: Estádio das Antas

Mensagempor Don Corleone » 05 mar 2012 19:16

MrKoko escreveu:Permitam-me que coloque aqui este que foi o nosso templo durante muitos anos e que terá sempre lugar nas nossas memórias e na nossa História.
Eu tenho a minha cadeira de sonho das Antas lá em casa...

Em grande MrKoko! Faz parte e de que maneira da nossa História.
Euro Mágico Porto, inscreve-te e participa: viewtopic.php?f=57&t=583

Site Admin
Registado: 10 fev 2012 17:01

Mensagempor Fiori » 05 mar 2012 20:10

FioriCroquete Football,Cycling, assessor de bonecos com andarilho, credor de coronas a porcas & Events Agency

Dragãozinho
Registado: 28 fev 2012 19:47

Mensagempor Vinha#9 » 05 mar 2012 21:47

Que saudades. Foi ali que aprendi a ver a bola, a amar o FCP.
Era como uma 2a casa.

O Dragão tem todas as comodidades, mas em dia de Clássico nem se aproxima do ambiente fantástico daquele velho caldeirão.
Era um Estádio verdadeiramente imponente quando as massas se levantavam (o que era frequente).

Dragãozinho
Registado: 23 fev 2012 20:47

Mensagempor marc janko » 05 mar 2012 21:49

É pena ja nao ser do tempo do Estádio das Antas !

Dragão de Platina
Registado: 27 fev 2012 22:03

Mensagempor luis casals » 06 mar 2012 00:12

que saudades,na minha juventude o estadio tinha sempre nmais de 50 mil por jogo e nos mais apetecidos dos 70 a 90 mil,era um grande estadio com grande atmosfera claro que nós miudos e muitos entravam á pala... :P :P :P :P

Dragão de Bronze
Registado: 13 fev 2012 23:07

Mensagempor Azul77 » 06 mar 2012 00:16

Vinha#9 escreveu:O Dragão tem todas as comodidades, mas em dia de Clássico nem se aproxima do ambiente fantástico daquele velho caldeirão.
Era um Estádio verdadeiramente imponente quando as massas se levantavam (o que era frequente).

Ainda sou do tempo em q as massas não se sentavam. Toda a gente de pé, sem cadeiras e lugares marcados.

Dragãozinho
Registado: 28 fev 2012 19:47

Mensagempor Vinha#9 » 06 mar 2012 00:21

Contumil escreveu:
Vinha#9 escreveu:O Dragão tem todas as comodidades, mas em dia de Clássico nem se aproxima do ambiente fantástico daquele velho caldeirão.

Ainda sou do tempo em q as massas não se sentavam. Toda a gente de pé, sem cadeiras e lugares marcados.

Também sou do tempo das Antas de betão, só com cadeiras nos cativos. Mas sinceramente, toda a gente de pé 90 min foi um fenómeno que assisti muito poucas vezes. Contra o Milan em 93-94, nalguns clássicos e pouco mais. Ah, e no último jogo Europeu contra a Lazio...mas aí foi mesmo por causa do dilúvio.

Site Admin

Mensagempor Fiori » 06 mar 2012 00:31

Ainda me lembro "vagas recordações" de em 79 andar a jogar à bola no peão
FioriCroquete Football,Cycling, assessor de bonecos com andarilho, credor de coronas a porcas & Events Agency

Dragão de Prata
Registado: 03 mar 2012 13:30

Mensagempor Dragão girl » 06 mar 2012 01:05

O estadio das antas era diferente do dragão, porque apesar do Dragão ser muito mais comodo, nas Antas o ambiente era muito melhor, não sei explicar o porquê da diferença, mas nas antas sentia que o publico apoiava a equipa do inicio ao final do jogo... Eu gosto muito do Dragão, mas preferia as Antas, não sei talvez porque foi lá que aprendi a amar o FCPorto, talvez porque foi lá que assisti ao primeiro jogo, ao vivo do nosso porto, talvez pelo ambiente, ou simplesmente pela nostalgia mas a verdade é que para mim jamais algum estadio tera o significado das Antas...

Site Admin

Mensagempor Fiori » 06 mar 2012 01:12

O ambiente era diferente, os sócios menos pipoqueiros, o futebol ainda era o desporto dos pobres, vibrava-se, hoje janta-se e come-se pipocas no intervalo de treinar o assobio...

Tenho saudades em que o futebol era o desporto dos pobres em que ao Domingo à tarte tinha que se ir à bola...

O futebol aburguezou-se, virou desporto de rico, industrializou-se, o exemplo é o estádio do Dragão...tempos virão quem que num futuro longínquo as cadeiras terão massagem e se coordenarão os jogadores por um comando...

Tenho mtas saudades do estádio a rebentar pelas costuras em tardes soalheiras com um chapéu feito de caixa de sapatos que custava 5 coroas e futebol de luxo.

Dragãozinho
Registado: 29 fev 2012 02:18

Mensagempor MrKoko » 06 mar 2012 01:56

Fiori escreveu:Ainda me lembro "vagas recordações" de em 79 andar a jogar à bola no peão

Coisa que o meu pai nunca me deixou fazer pois era muito miúdo e ainda me perdia;)
Inicialmente comecei por ir onde no fiinal de vida do estádio era o Camarote Presidencial.
No inicio dos anos 80 era o lugar destinado para os seccionistas, junto ás rádios e Tv's.

Era muito porreiro, o lugar era mesmo central e quando havia gamanço do árbitro e as rádios encobriam, o Tribunal volta-se para trás, passava-se e era confusão certa.

Os tempos das Antas foram os melhores anos da minha vida.

Site Admin
Registado: 14 fev 2012 14:48

Mensagempor Ultra Dragon » 01 mai 2012 22:24

Imagem
“Não podemos ficar presos às vitórias do passado ou ao orgulho e vaidades do presente” José Maria Pedroto

Site Admin
Registado: 25 fev 2012 04:34

Mensagempor Dragão do Sul » 02 mai 2012 12:19

Os adversários borravam-se todos quando tinhamos as Antas assim! Recordo com saudade os 3 jogos que vi ao vivo neste estádio: Barry Town, Hertha de Berlim e Carnide (em 2001/2002)

Dragão de Platina
Registado: 27 fev 2012 22:03

Mensagempor luis casals » 08 mai 2012 23:38

quie saudades tenho deste estadio

foram muitos anos naquela arquibancada na parte de cima..

b

Próximo

Voltar para Taças e Instalações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

!-- IF S_CAN_VOTE and L_POLL_LENGTH --a href=