Chancel Mbemba (2018/2022)

Portus Cale
Dragão de Bronze
Reactions:
Registado: 13 jun 2013 19:11

Re: 19 - Chancel Mbemba - Defesa

Mensagem por Portus Cale » 29 out 2019 21:49

Fiori » 29 Oct 2019 18:02 Escreveu:
Portus Cale » 29 Oct 2019 12:24 Escreveu:
Fiori » 28 Oct 2019 21:45 Escreveu:Se o teu ponto é ser superior ou inferior, eu acho o Marcano superior.
Sabendo que o SC prefere um nº 4 esquerdino e que tu achas o Marcano superior ao Mbemba...

...imagina que o Marcano seria destro e o Mbemba esquerdino: aceitas que seria, pelo menos, motivo de crítica o treinador escolher o Mbemba em vez do Marcano só por ser esquerdino?

Admites que haja quem priorize a qualidade a uma característica como o pé preferencial, na posição específica de defesa central?

E admites que quem prioriza a qualidade critique quem prioriza o pé preferencial?
O pé preferencial é um atributo, e cada vez mais valorizado no que toca a centrais do lado esquerdo, nem todos os treinadores os podem ter porque não há tantos assim, e os que há são caros.
Da mesma forma que se procura laterais esquerdos com pé dominante esquerdo, se procura hoje em dia centrais.
A mim não me faz diferença pessoalmente, mas podes ter a certeza que não é um exclusivo do Sérgio.
Nem a escolha do Marcano em detrimento do MBemba é para disfarçar o que seja, isso é um absurdo. O Marcano tem um trajecto de Porto, um trajecto que pese embora não seja de jogador TOP é de atleta muito fiável e que a ultima época foi de nível muito bom, não desaprendeu de certeza. e se o pretendido é fazer do Marcano um bode expiatório, penso que isso é perfeitamente desconstruído nas dinâmicas do meio campo. Se o Mbemba é assunto deveria-o ser na posição de lateral que foi onde se exibiu bem, e aí sim onde estava colocado um dos melhores jogadores da equipa em prejuizo da mesma.
É fácil encontrar nos centrais culpados, especialmente quando não se analiza a equipa num todo e sector a sector.
E se eu e o Jorgcastro acharmos uma palermice sobrevalorizar a importância da canhotice num central e ao mesmo tempo acharmos o Mbemba superior ao Marcano?

Podemos criticar ou teremos de levar com retorsões destas?:
Fiori » 28 Oct 2019 14:37 Escreveu:
jorgcastro Escreveu:Ainda bem que não vemos os treinos...
Pela amostra dos jogos, o homem deve baixar mesmo muito o nível nos treinos, para justificar a insistência no Marcano... :mrgreen:
Parece me que aqui a justificação é óbvia. Ele quer um esquerdino na posição 4.
Quando muito a comparacao deveria ser o Leite.

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk
Se a justificação é essa, é absurda e legitimamente criticável.

Esse teu post não acrescenta nada à discussão. Tu sabe-lo mas a necessidade de ser do contra foi mais forte.

Querer contrariar uma crítica com um argumento mais do que criticável. Haja paciência.

Fiori
Site Admin
Reactions:
Registado: 10 fev 2012 16:01

Mensagem por Fiori » 29 out 2019 22:06

Ei pah desculpa lá.
Acho que tens tecido as considerações que queres e tenho respondido e tentado responder de forma séria pelo que conheço e sei, de forma simples indo ao ponto até onde posso. Não fiz retorção nenhuma, respondi ao teu comentário e ao do Teixeira num. Se tu achas o Mbemba melhor eu acho pior e em quase tudo, marcação, jogo aéreo, duelos, apenas acho melhor saída de bola.

Eu estou a dizer-te que os treinadores hoje procuram centrais esquerdinos da mesmo forma que procuram laterais, conheço alguns, falo com alguns, sei que o Sérgio tb o quer, não teve antes porque porventura não tinha recursos para isso, quando pôde teve. Eu não te disse que tens que aceitar ou não, tens direito à tua opinião, a achar o que queres dentro da forma que vez o jogo ou entendes o jogo, da mesma forma que eles que trabalham diariamente e fazem disso profissão.
Que tu não queiras aceitar a minha opinião é uma opção tua que respeito, que digas que é necessidade de ser do contra aí paramos a "discussão" porque não vale a pena.
FioriCroquete Football,Cycling, assessor de bonecos com andarilho, credor de coronas a porcas & Events Agency

jorgcastro
Dragão de Ouro
Reactions:
Registado: 03 set 2012 18:19

Mensagem por jorgcastro » 30 out 2019 01:18

Fiori » 29 Oct 2019 17:02 Escreveu: O Marcano tem um trajecto de Porto, um trajecto que pese embora não seja de jogador TOP é de atleta muito fiável e que a ultima época foi de nível muito bom, não desaprendeu de certeza. e se o pretendido é fazer do Marcano um bode expiatório, penso que isso é perfeitamente desconstruído nas dinâmicas do meio campo. Se o Mbemba é assunto deveria-o ser na posição de lateral que foi onde se exibiu bem, e aí sim onde estava colocado um dos melhores jogadores da equipa em prejuizo da mesma.
É fácil encontrar nos centrais culpados, especialmente quando não se analiza a equipa num todo e sector a sector.
Não está em causa encontrar culpados! Por acaso, no jogo com o Famalicão, nenhum dos centrais errou!
Está em causa perceber onde estão as debilidades do nosso 11 e, a partir daqui, perceber se essas debilidades são pontuais (má forma) ou não (falta de qualidade, inadaptação, etc.)!
Eu acho que muitos portistas vêm (como viam...) o Marcano como uma debilidade do 11!
E, entendo pela tua frase, que temos uma visão diametralmente oposta do Marcano jogador, porque onde tu vês um "atleta muito fiável e que a ultima época foi de nível muito bom", muitos consideram-no um jogador mediano, com tendência a sucumbir quando as dificuldades aumentam! Aliás, eu diria que, no FCP, nos últimos 20 anos, encontramos uns 10/15 centrais melhores do que ele! O que é revelador...
E é neste contexto, que entronca a questão do Mbemba que levantei!

Portus Cale
Dragão de Bronze
Reactions:

Mensagem por Portus Cale » 30 out 2019 13:37

Fiori » 29 Oct 2019 23:06 Escreveu:Ei pah desculpa lá.
Acho que tens tecido as considerações que queres e tenho respondido e tentado responder de forma séria pelo que conheço e sei, de forma simples indo ao ponto até onde posso. Não fiz retorção nenhuma, respondi ao teu comentário e ao do Teixeira num. Se tu achas o Mbemba melhor eu acho pior e em quase tudo, marcação, jogo aéreo, duelos, apenas acho melhor saída de bola.

Eu estou a dizer-te que os treinadores hoje procuram centrais esquerdinos da mesmo forma que procuram laterais, conheço alguns, falo com alguns, sei que o Sérgio tb o quer, não teve antes porque porventura não tinha recursos para isso, quando pôde teve. Eu não te disse que tens que aceitar ou não, tens direito à tua opinião, a achar o que queres dentro da forma que vez o jogo ou entendes o jogo, da mesma forma que eles que trabalham diariamente e fazem disso profissão.
Que tu não queiras aceitar a minha opinião é uma opção tua que respeito, que digas que é necessidade de ser do contra aí paramos a "discussão" porque não vale a pena.
Ontem, a meio de uma resposta ao teu post que já ia comprida, o meu telemóvel passou-se e perdi tudo o que tinha escrito. E depois já estava com sono e sem paciência para estar a redigir tudo de novo.

Ou não percebeste o meu ponto, ou não me fiz entender. Tanto que este diálogo já vai mais longo do que era suposto.

Eu não critico a tua opinião. Nem sobre o Marcano, nem sobre o Mbemba, nem sobre os centrais esquerdinos e a importância que alguns treinadores lhes dão. Tens toda a legitimidade para a ter.

Critiquei a tendência que por vezes revelas para contradizer uma opinião de outrém, recorrendo a argumentos despropositados. Tentas retirar força a uma opinião sustentada de alguém recorrendo a um argumentário facilmente desmontável por alguém que tenha tempo e paciência (que por vezes não existem). Tens a tendência de, por vezes, contrariar por contrariar sem te preocupares com a forma como o fazes.

Volto a citar um post teu de resposta ao jorgcastro, para ver se me faço entender finalmente:
Fiori » 28 Oct 2019 14:37 Escreveu:
jorgcastro Escreveu:Ainda bem que não vemos os treinos...
Pela amostra dos jogos, o homem deve baixar mesmo muito o nível nos treinos, para justificar a insistência no Marcano... :mrgreen:
Parece me que aqui a justificação é óbvia. Ele quer um esquerdino na posição 4.
Quando muito a comparacao deveria ser o Leite.

Desta vez decidi relevar a negrito a frase "Quando muito a comparacao deveria ser o Leite".

A comparação deveria ser o Leite porquê? Porque é esquerdino?

Que o treinador queira um esquerdino na posição 4, está no direito dele.

Que haja quem considere o Mbemba um dos dois melhores centrais e não se satisfaça com a ideia (que, como dizes, não é exclusiva do SC) de que ter um esquerdino é mais importante do que uma dupla de destros de qualidade superior, também me parece legítimo e não merecedor de "cerceamentos".

Não acho que o faças por mal, mas acho que não te devias precipitar na sede de contrariar uma opinião válida e lógica como a do jorgcastro (e de outros foristas no passado), assentando o teu argumentário em bases pouco sólidas.

Espero ter-me explicado melhor agora.

Fiori
Site Admin
Reactions:

Mensagem por Fiori » 30 out 2019 13:47

Eu algures por aí neste ja demasiado longo dialogo escrevi que esta moda dos centrais esquerdinos para mim não é relevante. Já vi grandes duplas de centrais destros e nunca foi algo que sequer perdesse tempo a pensar. Um lateral aí sim sou fundamentalista.
Mas é moda entre os treinadores "de hoje" e eu respeito isso, por alguma coisa que me transcende o será, e o caso é que, e tb pelo facto de escassearem são bastante caros.
E foi partindo do pressuposto de ele preferir um central canhoto que eu falei no Leite, apenas e só por isso, não foi para contrariar nada nem ninguém. sempre que o Marcano não jogou quem jogou ali naquela posição e por sinal bem?

A minha opinião sobre o Mbemba é que ele deve jogar a lateral - a central, para mim, será uma questão de tempo para se revelar mediano apenas, para mim. E a lateral deu logo por onda de choque um efeito positivo à equipa, o de permitir que o Corona vá para zonas de criação, onde possa fazer a diferença e transmitir imprevisibilidade à equipa, tirando-a do cinzentismo.
FioriCroquete Football,Cycling, assessor de bonecos com andarilho, credor de coronas a porcas & Events Agency

DrGero
Dragão de Platina
Reactions:
Registado: 03 mar 2012 14:31

Mensagem por DrGero » 30 out 2019 17:02

Eu não vejo futuro no Mbemba a DD.

A grande vantagem é que tirou da cave o melhor jogador do Porto na criação.

Quanto à discussão Mbemba vs Marcano a central não consigo ser taxativo quanto à superioridade. Se amanhã jogasse a final da Champions ia com Pepe + Marcano.

DrGero
Dragão de Platina
Reactions:

Mensagem por DrGero » 30 out 2019 17:02

Fiori Escreveu:O Pedro Henrique do Guimarães é esquerdino
Tens razão. Erro meu.

Constantine
Dragão
Reactions:
Registado: 14 jul 2019 14:32

Mensagem por Constantine » 04 nov 2019 02:26

Queimado a DD.

Portus Cale
Dragão de Bronze
Reactions:

Mensagem por Portus Cale » 04 nov 2019 13:11

Quando sobressaiu no Anderlecht safava-se bem quando lhe era pedido que fizesse o corredor direito. Não era um "carrilero", mas safava-se porque era mais leve e mais ágil.

Com o progredir da carreira ganhou peso, perdeu agilidade e moldou definitivamente o seu jogo às características que a zona central do campo requer.

O Mbemba pode jogar na direita, mas tem que ter uma função clara em campo que explore as suas qualidades.

Ontem julguei que se iria juntar contantemente aos centrais na 1ª fase de construção, ficando as alas por conta do Corona e do Manafá e passando a equipa a dispor-se numa espécie de 3-4-1-2 / 3-4-2-1 em momento ofensivo. Vi por vezes tentativas de o fazer, mas na construção seguinte já não se via nada disso.

Por exemplo, o Mexer (central que já passou por Portugal) no Bordéus do Paulo Sousa tem essa dupla função. É defesa-direito quando a equipa defende, e um de 3 centrais quando a equipa ataca. É estranho vê-lo defender na lateral, mas a verdade é que cumpre com o que lhe é pedido com naturalidade porque tem bem definida a sua função em campo.

Se o SC não souber o que quer, é meio caminho andado para o futebol não fluir e os jogadores saírem mal na fotografia, como diz o Constantine.

O Mbemba é, hoje, claramente jogador de corredor central, o que não implica que não possa jogar na direita (pelas características técnicas e conhecimento da posição) se tiver um papel bem definido na equipa.

Fiori
Site Admin
Reactions:

Mensagem por Fiori » 28 dez 2019 22:53

"É aquilo que ele pensa e ele diz exatamente o que pensa. O Diogo Leite tem jogado, é um central de elevadíssima qualidade. Como o Diogo Queiroz, que está muito bem na Bélgica. Ter um central canhoto é uma vantagem para a forma como jogamos e que depende muito das variações rápidas"

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/po ... bm8bmIfiDE

Ora aqui está o Sérgio a ir de encontro à discussão passada.

JJ Speciale
Dragão de Platina
Reactions:
Registado: 06 jun 2013 12:51

Mensagem por JJ Speciale » 28 dez 2019 23:27

O importante deveria ser a qualidade e não o pé preferencial.

Enviado do meu FIG-LX1 através do Tapatalk

Piripocas
Site Admin
Reactions:
Registado: 27 mai 2012 23:47

Mensagem por Piripocas » 29 dez 2019 14:55

Fiori Escreveu:
"É aquilo que ele pensa e ele diz exatamente o que pensa. O Diogo Leite tem jogado, é um central de elevadíssima qualidade. Como o Diogo Queiroz, que está muito bem na Bélgica. Ter um central canhoto é uma vantagem para a forma como jogamos e que depende muito das variações rápidas"

Então porque não joga Leite? Se a qualidade de passe para as variações é imperial então era o rapaz a jogar porque as variações do espanhol é de criar oportunidades para adversários.

Portus Cale
Dragão de Bronze
Reactions:

Mensagem por Portus Cale » 30 dez 2019 10:57

Fiori Escreveu:
28 dez 2019 22:53

Numa disputa pelo lugar de central do lado esquerdo entre um destro e um esquerdino de semelhante/igual valia (análise subjetiva), tu e o SC dão preferência ao esquerdino. Eu também.

Numa disputa pelo lugar de central do lado esquerdo entre um bom destro e um menos bom esquerdino (análise subjetiva), tu dás preferência ao esquerdino. O SC pelo menos na tua cabeça também dá senão não perdias tempo a rebater as nossas opiniões. Eu não dou.

Ora aqui estou eu a ir de encontro à discussão passada.

DrGero
Dragão de Platina
Reactions:

Mensagem por DrGero » 30 dez 2019 11:49

Portus Cale Escreveu:
30 dez 2019 10:57
O SC pelo menos na tua cabeça também dá senão não perdias tempo a rebater as nossas opiniões. Eu não dou.
O ano passado o Leite comeu banco de Militão, Pepe e Felipe.

Todos destros.

Fiori
Site Admin
Reactions:

Mensagem por Fiori » 30 dez 2019 13:21

Portus Cale Escreveu:
Fiori Escreveu:
28 dez 2019 22:53

Numa disputa pelo lugar de central do lado esquerdo entre um destro e um esquerdino de semelhante/igual valia (análise subjetiva), tu e o SC dão preferência ao esquerdino. Eu também.

Numa disputa pelo lugar de central do lado esquerdo entre um bom destro e um menos bom esquerdino (análise subjetiva), tu dás preferência ao esquerdino. O SC pelo menos na tua cabeça também dá senão não perdias tempo a rebater as nossas opiniões. Eu não dou.

Ora aqui estou eu a ir de encontro à discussão passada.
Não leste nada disso, acerca da minha preferência. Vai atrás e lê de novo.

Responder